Escola de Fotografia Palhoça, Santa Catarina

Esta página disponibiliza informações sobre o zoom digital e suas vantagens e desvantagens, os argumentos dos vendedores de câmeras com zoom digital, a comparação do zoom digital com o zoom ótico e uma lista de empresas e profissionais especializados no assunto na cidade de Palhoça. Encontre abaixo empresas e profissionais da região de Palhoça que oferecem diversos produtos e serviços relacionados e ainda esclareça suas dúvidas sobre como funciona o sistema de zoom digital.

Casas Bahia
(80) 0888-8008
r Trajano, 177, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Eletron Shop Ltda Me
(48) 3244-8499
r Souza Dutra, 205, Estreito
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Mp Comercio e Representacoes Ltda
(48) 3025-4040
r Júlio Moura, 50, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Casas Pernambucanas
8001-55755
r Deodoro, 177, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Eletro-eletronica Ldr Ltda Me
(48) 3025-1232
r Mafra,Cons, 810, Sl 104, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Ponto Frio
(48) 4002-3388
r Felipe Schmidt, 267, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Comercial de Ferragens Milium Ltda
(48) 3223-1720
r Álvaro de Carvalho, 338, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Ems Comercio de Produtos Eletro Eletronicos Ltda Me
(48) 3222-4311
r Francisco Tolentino, 315, Bo 69, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Nordex Comercio Importacao e Exportacao Ltda
(48) 3284-2074
r José Jacques, 32, An 2 Sl 3, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Magazine Luiza S/A
8003-44000
r Trajano, 165, Centro
Florianópolis, Santa Catarina

Dados Divulgados por
Dados Divulgados por

Zoom Digital, Um Apelo Inútel de Marketing... | Banco da Imagem

Fornecido por

jan 25 2010

Zoom Digital, Um Apelo Inútel de Marketing…

Artigos Add comments

Você que está se iniciando na fotografia digital, ou ainda não domina completamente essa tecnologia, muitas vezes se depara com argumentos de vendedores de câmeras, ou lê, em propagandas, alguns detalhes técnicos sobre determinada câmera digital, que parecem atrativos a primeira vista.

Contudo, muitas vezes o pessoal de marketing das empresas embute “recursos” que na verdade não trazem nenhuma vantagem prática para a câmera. Pelo contrário, podem até comprometer a qualidade da fotografia. É o caso, principalmente, do chamado “zoom digital”.

Foto com lente normal

Foto com zoom ótico (normal)

Embora a palavra “digital” traga uma conotação de modernidade e eficiência, no caso do zoom das câmeras fotográficas, a coisa não é bem assim. O verdadeiro zoom chamado “ótico”, que determina a alteração da distância focal da câmera (por exemplo, uma 35-105mm), significa o quanto essa lente pode se aproximar ou se afastar do motivo que será fotografado. O zoom é interessante de ser manipulado quando, por exemplo, você quer fazer uma foto de um grupo sentado num sofá, em ambiente fechado, num lugar onde não dá para se afastar muito das pessoas. Então, abrirá o zoom em 35mm (grande angular). Quando, ao contrário, estiver ao ar livre e quiser fotografar, por exemplo, seu filho correndo de kart (longe, na pista), o ideal será mudar o zoom para teleobjetiva, ou seja, os 105mm da lente citada acima, enquadrando melhor o kart do garoto.

Alguém inventou, visando um argumento de venda (duvidoso), o zoom digital. Ora, o que é isso? Trata-se simplesmente de uma ampliação de uma área menor da foto de modo artificial, por software. Por exemplo, se minha lente está em 105mm (capacidade máxima do zoom ótico), e mesmo assim o garoto pilotando o kart continua muito pequeno no enquadramento (distante), então um zoom digital de 2x, por exemplo, amplia 2 vezes mais a parte central da foto onde está o kart – que parece maior na imagem. Só que quando se usa o zoom digital, ao contrário do zoom ótico que gera os pixels de acordo com a capacidade de resolução da câmera, quando se amplia digitalmente, o que acontece é que a câmera AMPLIA O TAMANHO DOS PIXELS LOCALIZADOS JUNTO AO KART, DESCARTANDO OS PIXELS que fiquem fora do novo enquadramento. Em outras palavras, o zoom digital reduz a resolução em pixels da imagem, ou seja, piora a qualidade e, finalmente, quando se quiser imprimir a foto, o tamanho máximo de impressão com o uso do zoom digital será bem menor do que a foto que seria impressa com o zoom ótico.

Foto com zoom digital

Mesma foto anterior, agora com zoom digital. Repare com a imagem perde qualidade...

Esse “recurso” de zoom digital é a mesma coisa que o usuário usar a ferramenta ZOOM em qualquer software de edição no computador. Por exemplo, abra uma foto em seu programa editor de imagem, e vá ampliando um detalhe da foto. Você logo perceberá q...

Clique aqui para ler este artigo em Banco da Imagem

© 2010 BancodaImagem Suffusion WordPress theme by Sayontan Sinha